Vanguard Plus é uma Vacina Múltipla Canina

Vanguard ® Plus é indicada para vacinação de cães sadios de 6 semanas de idade ou mais velhos, como auxiliar na prevenção da cinomose canina causada pelo vírus da Cinomose canina (CD), da hepatite infecciosa canina (ICH) causada pelo Adenovírus canino Tipo 1 (CAV-1) de doença respiratória causada pelo Adenovírus canino Tipo 2 (CAV-2), da parainfluenza canina causada pelo vírus da Parainfluenza (CPI), da enterite causada pelo Coronavírus canino (CCV) e Parvovírus canino (CPV) e das leptospiroses causadas pela Leptospira canicola, L. grippotyphosa, L. icterohaemorrhagiae e L. pomona.

Composição da Vanguard Plus

A fração liofilizada correspondente a 1 dose de 1 mL e é constituída dos vírus vivos atenuados para Cinomose, Adenovírus tipo 2, Parainfluenza Canina e Parvovírus e de 600 UN (Unidade Nefelométrica) para cada uma das leptospiras (Leptospira canicola, L. grippotyphosa, L. icterohaemorrhagiae e L. pomona).

O diluente é uma preparação líquida de 1 dose de 1 mL da vacina de Coronavírus canino (CCV) inativado contendo um adjuvante e é usado para reidratar o componente liofilizado.

Segurança da Vanguard Plus

Experimentos de campo sobre segurança realizados pela Zoetis, mostraram que a vacina é segura para cães e filhotes a partir das 6 semanas de idade sob condições normais de uso. A vacina mostrou ser segura e sem reação em testes laboratoriais e em experimentos clínicos em condições de campo.

Eficácia da Vanguard Plus

A eficácia da fração CCV (coronavírus canino) da Vanguard ® Plus, foi demonstrada em um amplo estudo de vacinação e desafio. Dezesseis filhotes de 7 a 8 semanas de idade foram vacinados com Vanguard ® 5/CV-L (grupo vacinado) e dezessete foram vacinados com Vanguard 5-L (grupo controle). Todos os filhotes receberam três doses de 1 mL com três semanas de intervalo. Três semanas após a terceira vacinação, os filhotes foram desafiados com uma cepa virulenta de CCV (CV-6). Observações clínicas, temperaturas corporais, pesos e parâmetros sangüíneos foram monitorados durante 21 dias após infecção. Os vacinados com CCV, demonstraram uma redução na ocorrência de diarréia e na quantidade de CCV virulento excretado quando comparado com os animais controle. Aos 21 dias pós-desafio, anticorpos fluorescentes para CCV virulento em pequenas seções intestinais demonstraram uma redução significativa (P<0,05) de antígenos de CCV detectáveis entre os grupos, vacinado e controle.

Duração da Resposta Sorológica

Em cães vacinados e revacinados quando filhotes e revacinados aproximadamente 1 ano mais tarde, a revacinação com Vanguard ® Plus (sob condições de campo) demonstrou títulos de anticorpos persistentes por 12 a 48 meses, contra os vírus da Cinomose canina, Adenovírus canino Tipo 1, Adenovírus canino Tipo 2, Parainfluenza e Parvovírus canino.

Apresentação da Vanguard Plus

Vanguard Plus, ampola (1 mL)

Indicações da Vanguard Plus

Vanguard ® Plus é indicada para vacinação de cães sadios de 6 semanas de idade ou mais velhos, como auxiliar na prevenção da cinomose canina causada pelo vírus da Cinomose canina (CD), da hepatite infecciosa canina (ICH) causada pelo Adenovírus canino Tipo 1 (CAV-1) de doença respiratória causada pelo Adenovírus canino Tipo 2 (CAV-2), da parainfluenza canina causada pelo vírus da Parainfluenza (CPI), da enterite causada pelo Coronavírus canino (CCV) e Parvovírus canino (CPV) e das leptospiroses causadas pela Leptospira canicola, L. grippotyphosa, L. icterohaemorrhagiae e L. pomona.

Contraindicações da Vanguard Plus

Deve ser evitada a vacinação de cadelas prenhes.

Modo de Usar

Instruções Gerais

É recomendada a vacinação de animais sadios. Reidratar assepticamente a vacina liofilizada com a vacina líquida, agitar bem e administrar 1 ml por via subcutânea ou intramuscular.

Vacinação Primária

Cães sadios com 6 semanas de idade ou mais velhos devem receber 3 doses com intervalos de 3 semanas entre cada administração.

Revacinação

É recomendada revacinação anual com dose única. Outros esquemas de vacinação podem ser adotados a critério do Médico Veterinário, com base no estilo de vida do animal e o risco de exposição à doença.

Precauções

Deve ser evitada a vacinação de cadelas prenhes.

Este produto mostrou ser eficaz em animais sadios. Uma resposta imune protetora pode não ser obtida caso os animais estiverem incubando uma doença infecciosa, estiverem mal nutridos ou parasitados, estressados devido a transporte ou condições ambientais, imunocomprometidos ou se a vacina não for administrada de acordo com as indicações de bula.

A vacinação deverá ser precedida de um minucioso exame clínico realizado por um Médico Veterinário.

O uso concomitante, ou nos dias que antecedem a vacinação, de antimicrobianos ou antiinflamatórios poderá interferir no desenvolvimento e manutenção da resposta imune após a vacinação.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO E APLICAÇÃO SOB ORIENTAÇÃO DE MÉDICO VETERINÁRIO

PRODUTO IMPORTADO

Fonte:

Zoetis Editores. Vanguard Plus. Zoetis Website. Disponível em: <https://www.zoetis.com.br/global-assets/private/vanguard-plus_14179501.pdf> Acesso em: 05 Dezembro 2020.