Importância das Consultas de Rotina para Seu Pet

A importância das consultas de rotina tem fácil explicação. Aliado às medidas de prevenção, o diagnóstico precoce de doenças é fundamental para o sucesso do tratamento e a consequente cura destas doenças. E é exatamente este o motivo pelo qual você deve levar seu animal de estimação rotineiramente para a realização de consultas veterinárias.

Importância das Consultas de Rotina

Durante a consulta, a Médica Veterinária verificará os sinais vitais, realizará um exame físico e obterá informações médicas básicas sobre seu animal de estimação. Em um exame físico a Veterinária verificará o peso do animal, os olhos dele, as orelhas, a boca e os dentes e observará seus os movimentos, além de outros testes simples que são realizados com frequência. A Médica Veterinária usará um estetoscópio para ouvir os sons do coração, pulmão e sistema digestivo que possam indicar se há problemas com esses órgãos.

A Médica Veterinária pode pressionar suavemente as gengivas do animal com um dedo e, em seguida, liberar a pressão para determinar quanto tempo leva para os capilares nas gengivas se recarregarem. Um tempo de recarga capilar mais longo que o normal pode indicar que a circulação sanguínea do animal está ruim. Tempos de recarga mais longos também ocorrem em certas doenças cardíacas. A cor das gengivas também pode indicar problemas como icterícia (um sinal de doença hepática), choque ou anemia.

A Médica Veterinária usará a palpação abdominal para verificar o tamanho e a localização dos órgãos internos, como fígado, baço, rins e bexiga urinária. Ela também verificará o aumento dos nódulos linfáticos localizados por todo o corpo.

Consulte sua Médica Veterinária sobre a frequência ideal de consultas e outros procedimentos necessários.

Fontes:

WHITBREAD, Trevor J. Laboratory Tests Routinely Performed in Veterinary Medicine. Última atualização: Novembro 2019. Disponível em: <https://www.merckvetmanual.com/special-pet-topics/diagnostic-tests-and-imaging/laboratory-tests-routinely-performed-in-veterinary-medicine> Acesso em: 18 Dezembro 2020.