Gado Bovino: Bos taurus, O Gado Europeu

Como a maioria dos animais domésticos, o gado bovino (Bos taurus) é encontrado atualmente em grande parte do mundo. Os ancestrais selvagens das vacas eram nativos do norte da África, Europa e sul da Ásia.

Classificação zootécnica

Reino

Animal

Filo

Cordata

Classe

Mamífero

Ordem

Artiodáctila

Família

Bovidae

Gênero

Bos

Espécie

Bos taurus

Habitat do Gado Bovino

Gado bovino é comum e pode ser encontrado em todo o mundo, podendo ser criado em pastagens, semi-confinamento ou confinamento.

Descrição física

O gado bovino é composto por animais grandes e robustos. O peso varia de 147 kg a 1363 kg e a altura em torno de 1,30 cm. O corpo é coberto por pelos, cuja cor varia do preto ao branco, marrom avermelhado e marrom. As vacas domésticas têm pescoços curtos com barbelas penduradas abaixo do queixo. Eles têm dois chifres ocos e uma longa cauda tufada. Eles podem ser usados como animais de trabalho para arar e movimentar cargas pesadas.

As vacas domésticas não possuem incisivos superiores, em vez disso, possuem uma camada espessa chamada almofada dentária. As mandíbulas são projetadas para o movimento circular de trituração usado para esmagar vegetação grossa.

Reprodução no Gado Bovino

As vacas domésticas são animais sociais e vivem em grupos chamados rebanhos. Cada rebanho é liderado por um macho dominante que é o único macho a acasalar com o resto das fêmeas.

O acasalamento pode ocorrer durante todo o ano, embora mais bezerros nasçam nos meses de primavera. Um bezerro nasce após aproximadamente nove meses de gestação. Os bezerros aprendem a reconhecer a sua mãe e são capazes de levantar e caminhar logo após o nascimento. As vacas domésticas jovens amamentam por aproximadamente seis meses. As fêmeas atingem a maturidade sexual em aproximadamente um ano e o acasalamento pode continuar até cerca de doze anos.

Os jovens são amamentados pela mãe por aproximadamente 6 meses e tornam-se independentes no decorrer dos 6 meses seguintes.

Tempo de vida / longevidade

A vida útil máxima em vacas domésticas pode ultrapassar 20 anos. No entanto, a expectativa de vida é frequentemente limitada pelo abate humano.

Comportamento do Gado Bovino

Os rebanhos de vacas são estruturados de acordo com uma hierarquia de dominação. Cada indivíduo deve ceder àqueles que estão acima dele na hierarquia. Os bezerros adotam o status da mãe na hierarquia. As fêmeas geralmente protegem seus filhotes e perseguem qualquer coisa que os ameace. As fêmeas também compartilham os cuidados parentais dentro do grupo. Os machos dominantes mantêm esse status até serem derrotados pelos machos mais jovens em desafios.

Comunicação e Percepção

As vacas se comunicam por meio de sinais químicos, toque, dicas visuais e sons. Eles percebem seu ambiente principalmente usando o mesmo conjunto de sentidos.

Hábitos alimentares do Gado Bovino

As vacas domésticas se alimentam de gramíneas, caules e outros materiais vegetais herbáceos. Uma vaca média pode consumir cerca de 70 kg de grama em um dia de 8 horas. As vacas torcem a grama ao redor da língua e a cortam com os dentes inferiores. As vacas domésticas são ruminantes. Os ruminantes têm um sistema especial de digestão que permite a decomposição do material vegetal relativamente indigesto que consomem. As vacas têm estômago com quatro câmaras, incluindo rúmen, retículo, omaso e abomaso. A grama passa pelo rúmen, onde é misturada com bactérias especializadas. Do rúmen, ele segue para o retículo, onde é posteriormente decomposto. O alimento parcialmente digerido é regurgitado e mastigado. Ele é então engolido e se move para o omaso e o abomaso, onde as enzimas digestivas o quebram ainda mais e os nutrientes são absorvidos. O processo de digestão leva de 70 a 100 horas, uma das taxas de passagem mais lentas de todos os animais. Esse método de digestão permite que os ruminantes obtenham o máximo de nutrientes possível a partir desses materiais vegetais.

Predação

Os ancestrais selvagens das vacas domésticas provavelmente foram predados por grandes carnívoros, como lobos, leões, humanos e ursos. A maior parte da predação teria ocorrido em bezerros ou indivíduos doentes e idosos. Atualmente as vacas às vezes são predadas por grandes carnívoros selvagens, mas a grande maioria da predação é feita por humanos. Seu grande tamanho e comportamento de pastoreio teriam fornecido proteção contra predadores.

Importância econômica para humanos do Gado Bovino

As vacas domésticas são amplamente utilizadas pelos humanos para uma variedade de propósitos. As vacas são usadas principalmente para produtos lácteos (leite, queijo, etc.) e carne. Eles também são usados para coisas como medicamentos, cola, sabão e couro. Os machos são usados para puxar grandes cargas ou arar o solo devido ao seu grande tamanho e força. O esterco é uma boa fonte de fertilizante e combustível. As vacas também são frequentemente importantes culturalmente e como forma de moeda.

Aspectos Negativos do Gado Bovino

Um aspecto negativo da criação de gado doméstico é a encefalopatia espongiforme transmissível, Encefalopatia Espongiforme Bovina, mais conhecida como Doença da Vaca Louca. Um surto em gado britânico causou preocupação internacional e resultou em várias infecções humanas. A doença da vaca louca é uma doença degenerativa cerebral fatal, causada por uma proteína conhecida como príon. Em humanos, o equivalente à encefalopatia espongiforme bovina é a doença de Creutzfeldt-Jakob (“CJD”), que causa uma rápida demência e danos neurológicos que levam à morte. Acredita-se agora que a doença esteja ligada ao consumo de carne de vacas infectadas. Esta doença matou muitas pessoas na Europa, causando, portanto, a proibição de todas as importações de carne bovina britânica por países europeus.

Além disso, o gado é responsável pela transmissão de doenças para a vida selvagem nativa e danos rápidos, às vezes irreversíveis, aos ecossistemas naturais.

Estado de conservação

Há algum interesse em conservar raças raras que desaparecem rapidamente e raças que podem ter qualidades desejáveis, como o gado longhorn do Texas e várias raças europeias mais velhas. No entanto, como espécie, o gado não está ameaçado.

Fontes:

Animal Diversity Editors. Bos taurus: aurochs (Also: domesticated cattle). Animal Diversity Website. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Bos_taurus/classification/> Acesso em: 02 Fevereiro 2021.

DEWEY, Tanya; NG, Jessica. Bos taurus: aurochs (Also: domesticated cattle). Animal Diversity Website. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Bos_taurus/> Acesso em: 02 Fevereiro 2021.