FeLV em Gatos: Vírus da Leucemia Felina

Descoberto pela primeira vez na década de 1960, o Vírus da Leucemia Felina ( outra das doenças comuns em gatos ) é um retrovírus de RNA transmissível que pode inibir severamente o sistema imunológico de um gato. É uma das causas mais comumente diagnosticadas de doença e morte em gatos domésticos. Como o vírus nem sempre manifesta os sintomas imediatamente, qualquer novo gato que entra em uma casa – e qualquer gato doente – deve ser testado para FeLV.

O FeLV enfraquece o sistema imunológico de um animal e predispõe os gatos a uma variedade de infecções e doenças, incluindo anemia, doença renal e linfossarcoma, um câncer altamente maligno e fatal do sistema linfático.

Gatinhos com menos de um ano de idade são os mais suscetíveis ao vírus. Gatos que vivem com um gato infectado, permitidos ao ar livre, onde podem ser mordidos por um gato infectado, e gatinhos nascidos de uma mãe que é FeLV positiva têm maior risco de infecção.

Transmissão da FeLV

O vírus FeLV é eliminado em muitos fluidos corporais, incluindo saliva, secreções nasais, urina, fezes e sangue.

O FeLV é mais comumente transmitido por contato direto, higiene mútua e compartilhamento de caixas de areia, tigelas de comida e água.

Também pode ser eliminado no útero ou através do leite materno.

Gatos infectados ao ar livre brigando com outros gatos podem transmitir a doença por meio de mordidas e arranhões.

Gatos saudáveis ​​com mais de três meses de idade e vacinados contra FeLV são altamente improváveis ​​de contrair o vírus de outro gato.

Sinais de FeLV em gatos

Os gatos infectados podem não apresentar sinais. Outros podem exibir:

• Perda de apetite e perda de peso
  • Gengivas pálidas ou inflamadas
  • Pelagem ruim
  • Abcessos
  • Febre
  • Infecções respiratórias superiores
  • Diarreia e vômito
  • Convulsões
  • Mudanças de comportamento
  • Visão ou outros problemas oculares
  • Linfonodos aumentados
  • Problemas reprodutivos (em fêmeas)
  • Icterícia
  • Doença crônica de pele
  • Desconforto respiratório
  • Letargia

Prevenindo FeLV em gatos

Existe uma vacina disponível para gatos que estão em risco de contrair FeLV . Como todas as vacinas, há riscos envolvidos na vacinação, e a vacina não é uma garantia 100% contra a infecção. Seu Médico Veterinário pode avaliar melhor se esta vacina é certa para o seu gato.

Como acontece com qualquer doença infecciosa, a melhor prevenção é eliminar as fontes de exposição. O teste de FeLV de rotina e manter seu gato dentro de casa e longe de gatos cujo status de FeLV não é conhecido continua sendo a melhor maneira de evitar que seu gato seja infectado.

Cuidando de um Gato com FeLV

Alimente seu gato com uma dieta nutricionalmente balanceada, livre de carne crua, ovos e laticínios não pasteurizados, que podem abrigar bactérias e parasitas e levar à infecção.

Forneça um local tranquilo para o seu gato descansar dentro de casa e longe de outros gatos que podem causar doenças.

Leve seu gato ao Médico Veterinário a cada seis meses – pelo menos – para um check-up de bem-estar e exames de sangue.

Durante os estágios iniciais da infecção, um gato pode não apresentar quaisquer sinais clínicos, mas ele ainda pode transmitir o vírus para outros gatos. Não é aconselhável introduzir um novo gato não infectado na casa, mesmo que tenha sido devidamente vacinado contra o FeLV. Aqueles que vivem em quartos próximos com gatos infectados estão em maior risco de infecção e devem ser testados para o vírus e, se negativo, serem alojados separadamente.

O FeLV é contagioso para outros gatos, mas não para humanos ou outras espécies. Outros gatos da casa podem adquirir o vírus de um gato infectado. Embora o vírus não viva muito fora do corpo e seja facilmente inativado com desinfetantes comuns, ele pode ser transmitido por meio comida e água compartilhadas, bem como caixas de areia comuns.

Infelizmente, não há cura para o FeLV e estima-se que menos de 20% dos gatos infectados clinicamente sobrevivam mais de três anos de infecção ativa. No caso dos gatos que desenvolvem câncer, a quimioterapia pode ajudar a prolongar a vida, mas o tratamento geralmente se concentra em fornecer a melhor qualidade de vida.

One thought on “FeLV em Gatos: Vírus da Leucemia Felina