Doenças Respiratórias em Gatos

Doenças respiratórias em gatos têm causas diversas, e as infecções dos tratos respiratórios superior e inferior são o problema infeccioso mais prevalente e de difícil manejo na população felina. Os cinco patógenos mais importantes na infecção felina do trato respiratório superior, em ordem crescente de importância, são: Bordetella bronchisepticaChlamydophila felisMycoplasma spp., Calicivírus felino (FCV) e herpesvírus felino (FHV).

Causas de doenças respiratórias em gatos

Os vírus são as causas mais comuns de infecções respiratórias superiores em gatos. O Calicivírus felino (FCV) e Herpesvírus felino (FHV) são responsáveis ​​por 80 a 90% de todos os problemas respiratórios superiores contagiosos e são prevalentes em abrigos, gatis e residências com vários gatos. Esses vírus podem ser transmitidos de gato para gato por meio de espirros, tosse ou enquanto se escovava ou compartilhava tigelas de comida e água.

Uma vez infectados, os gatos podem se tornar portadores para o resto da vida e, embora possam não apresentar sinais clínicos, ainda podem transmitir o vírus. Os gatos frequentemente desenvolvem infecções bacterianas secundárias a essas infecções virais comuns.

O Calicivírus felino (FCV) é transmitido por aerossol pelas vias oral e nasal. A liberação respiratória ocorre por 10 dias a 2 semanas. Comumente em abrigos e gatinhos, a eliminação pode ocorrer por meses. A infecção por calicivírus causa conjuntivite e rinite com secreção ocular serosa, estomatite / faucite vesicular (estomatite aftosa), pneumonia, febre e claudicação ocasionais e poliartrite e gengivite do complexo imunológico.

O Herpesvírus felino (FHV) pode ser reativado periodicamente para causar sinais clínicos clássicos de infecção no trato respiratório superior, especialmente durante períodos de estresse ou se o gato ficar imunossuprimido. Os gatinhos comumente adquirem a infecção logo após o nascimento. Em gatos mais velhos, a transmissão do herpesvírus felino (FHV) requer contato íntimo entre os gatos. Os sinais da doença podem incluir conjuntivite, uveíte anterior, secreção ocular serosa com infecção bacteriana secundária e secreção mucopurulenta ou ceratite com ulceração dendrítica.

Também existem infecções respiratórias superiores em gatos que são principalmente causadas por bactérias.

A Bordetella bronchiseptica pode causar infecções leves, especialmente se o gato estiver co-infectado com calicivírus felino (FCV) ou herpesvírus felino (FHV). A bactéria pode sobreviver em ambientes úmidos por semanas. Os gatos podem desenvolver conjuntivite leve e secreção oculonasal ou, ocasionalmente, pneumonia.

A bactéria Chlamydophila felis também é responsável por sinais de infecção no trato respiratório superior em gatos. Este patógeno felino reside na mucosa conjuntival, genital e possivelmente gastrointestinal. A doença por clamídia geralmente é adquirida logo após o desmame. O sinal típico é a conjuntivite, que geralmente é unilateral.

Mycoplasma spp. são bactérias transmitidas via aerossol. Os micoplasmas em gatos podem causar conjuntivite e artrite.

Prevenção de doenças respiratórias em gatos

Mantenha seu gato dentro de casa para minimizar o risco de exposição a animais infectados.

Isole adequadamente os gatos infectados para proteger outros animais de estimação que vivem no mesmo ambiente.

Minimize o estresse.

Mantenha seu gato vacinado com as vacinas recomendadas pelo seu Médico Veterinário. As vacinas para doenças respiratórias superiores em gatos podem não prevenir a infecção, mas ajudam a diminuir a gravidade da doença em alguns casos.

Exames veterinários regulares e cuidados preventivos podem ajudar a detectar e tratar os problemas precocemente. A melhor defesa de um gato contra infecções respiratórias é um sistema imunológico saudável.

Pratique uma boa higiene e lave bem as mãos ao manusear vários gatos.

Obras consultadas:

FOLEY, Janet. Feline Respiratory Disease. Website da British Small Animal Veterinary Congress 2008. Disponível em: <https://www.vin.com/apputil/content/defaultadv1.aspx?pId=11254&catId=32188&id=3862885> Acesso em: 21 junho 2021.

One thought on “Doenças Respiratórias em Gatos