Doenças em Cães Que Você Deve Ficar Atento

Todo tutor de cães deve ficar atento ao estado de saúde de seu pet, por isso conhecer as doenças mais comuns em cães ajudará bastante no diagnóstico precoce de uma doença, o que por sua vez diminuirá o sofrimento do animal e aumentará bastante as chances de uma rápida cura. Lembre-se sempre de consultar o seu Veterinário aos primeiros sinais de uma doença.

Doenças virais e bacterianas

A Cinomose Canina é uma das doenças mais comuns em cães, sendo causada por um vírus muito contagioso. Filhotes e cães geralmente são infectados por meio de partículas de vírus no ar ou nas secreções respiratórias de cães infectados. Os cães infectados geralmente desenvolvem olhos lacrimejantes, febre, nariz escorrendo, tosse, vômito, diarreia, convulsões e paralisia. A doença pode ser fatal, mas felizmente existe vacina eficaz para proteger seu cão desta doença mortal. A vacina contra cinomose canina é considerada uma vacina essencial e é recomendada para todos os cães.

A Parvovirose Canina é outra das doenças em cães causada por vírus, mais especificamente pelo parvovírus canino tipo 2. O vírus é muito contagioso e ataca o sistema digestório, causando febre, vômitos e diarreia intensa, muitas vezes com sangue. Ela se espalha pelo contato direto entre cães, bem como por fezes, superfícies, tigelas, coleiras, equipamentos contaminados e nas mãos e roupas das pessoas. O vírus pode sobreviver no solo por anos. Tratar parvovirose canina pode ser muito caro e muitos cães podem morrer, mesmo com tratamento intensivo. Felizmente existe vacina, que é considerada uma vacina essencial e é recomendada para todos os cães.

A Raiva em Cães é causada por um vírus e é 100% fatal. O vírus é transmitido pela saliva, seja pela mordida de um animal infectado ou pela saliva que contamina uma ferida na pele. Além disso, qualquer contato com animais selvagens (incluindo morcegos) pode apresentar o risco de infecção por raiva, pois estes animais podem ser portadores do vírus da raiva. Felizmente a infecção por raiva pode ser evitada com a vacinação. Muitos governos locais e estaduais fornecem vacinação anti-rábica regular e gratuita para cães.

A Tosse dos Canis pode ser causada por uma combinação de vírus e bactérias. É muito contagioso e seu cão pode ser infectado se entrar em contato com um cão infectado. Cães com Tosse dos Canis podem não parecer doentes nos estágios iniciais da doença, mas ainda podem infectar outros cães. Mais comumente, os cães com Tosse dos Canis terão um nariz ranhoso e uma tosse seca e seca. Existem vacinas para a Tosse dos Canis.

A Leptospirose Canina é causada por espécies da bactéria Leptospira. As bactérias são eliminadas na urina de animais infectados, e os animais e as pessoas geralmente são infectados ao beber água contaminada ou entrar em contato com solo ou alimentos contaminados. Os cães infectados com Leptospira podem desenvolver febre, fraqueza muscular, vômitos, letargia, dor abdominal e insuficiência renal ou hepática. Existe uma vacina para a leptospirose. Consulte o seu Médico Veterinário sobre se a vacina é ou não apropriada para o seu cão.

Doenças parasitárias em cães

Parasitas externos, como carrapatos e pulgas, são problemas bastante comuns em cães, e causam muitas das doenças em cães. Carrapatos do meio ambiente e pulgas de outros cães e do meio ambiente sempre representam riscos. Os carrapatos podem transmitir várias doenças. As pulgas podem transmitir alguns tipos de vermes, bem como algumas doenças, e podem acabar infestando sua casa e quintal se pegarem carona no seu cão.

A Sarna em Cães é outra doença causada por parasitas externos. Basicamente são três os tipos de sarnas em cães. A Sarna Sarcóptica é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei var canis, sendo uma doença altamente contagiosa, inclusive para humanos. A Sarna Otodécica, que é uma causa comum de otite externa, apesar de ser mais comum em gatos, também ocorre em cães. A Demodicose Canina ocorre quando um grande número de ácaros Demodex canis habita folículos capilares e glândulas sebáceas, mas em pequenos números, esses ácaros fazem parte da flora normal da pele canina e geralmente não causam doenças clínicas.

As infecções causadas por Fungos em Cães podem ser respiratória ou de pele. As respiratórias causam febre, tosse, letargia e sinais semelhantes aos de gripe ou pneumonia. As infecções fúngicas de pele causam a micose, podendo ser transmitidas pelo contato com um cão infectado, sua cama ou algo que entrou em contato com o cão infectado. O fungo também pode sobreviver no solo.

O Verme do Coração é transmitido por mosquitos e pode causar tosse, letargia, dificuldade em respirar, doenças cardíacas e morte. Felizmente, existem muitos produtos aprovados para prevenir a infecção por dirofilariose. Consulte seu Médico Veterinário sobre o melhor produto para seu cão.

Os Vermes Intestinais põem ovos que são eliminados nas fezes do cão e infectam outros cães quando lambem pelo ou patas contaminadas ou bebem água contaminada com fezes de cães infectados. As tênias são transmitidas quando os cães comem pulgas, piolhos ou roedores infectados com vermes. Esses vermes podem causar desnutrição (porque roubam nutrientes à medida que os alimentos são digeridos) e diarreia, e os ancilóstomos podem causar perda de sangue.

Coccidiose (Coccidia sp.) e Giardíase (Giardia sp.)são parasitas unicelulares que danificam o revestimento do intestino. Os cães podem ser infectados com coccídios comendo solo infectado ou lambendo patas ou pelos contaminados. Os filhotes correm o maior risco de infecção e doença.

Fontes:

Editores da AVMA – American Veterinary Medical Association. Disease risks for dogs in social settings. Website da AVMA – American Veterinary Medical Association. Disponível em: <https://www.avma.org/resources-tools/pet-owners/petcare/disease-risks-dogs-social-settings> Acesso em: 11 Maio 2021.