Dirofilariose em Gatos: o Verme do Coração

Transmitida por mosquitos infectados, a dirofilariose é cada vez mais reconhecida como uma causa subjacente de problemas de saúde em gatos domésticos. Os gatos são um hospedeiro atípico para vermes. Apesar do nome, a dirofilariose causa principalmente doenças pulmonares comuns em gatos. É uma preocupação importante para qualquer proprietário de gato que viva em áreas densamente povoadas por mosquitos, e a prevenção deve ser discutida com um Médico Veterinário.

Você pode ter pensado que a dirofilariose afeta apenas cães, e é verdade que a infecção é menos comum em gatos. O gato não é um hospedeiro natural para o parasita dirofilariose, Dirofilaria immitis, e por isso a dirofilariose não deve completar seu ciclo de vida inteiro. Isso significa que cada vez menos vermes sobrevivem, e muitos não chegam ao coração de um gato. Os vermes que sobrevivem – e a reação imunológica resultante que o corpo do gato configura para matar os vermes em desenvolvimento – podem causar graves problemas de saúde.

Causas e sinais da dirofilariose

Quando um mosquito portador do parasita dirofilariose, Dirofilaria immitis, pica um gato, as larvas são transmitidas para a corrente sanguínea. As larvas migram em direção ao coração durante um período de cerca de quatro a seis meses, amadurecendo à medida que avançam e, em seguida, se instalam no coração, nas artérias pulmonares e nos vasos sanguíneos dos pulmões. Como um gato doméstico não é um hospedeiro natural do parasita dirofilariose, muitos dos vermes morrem. Estes – junto com os vermes vivos – causam reações inflamatórias e imunológicas severas em um gato infectado.

Gatos de todas as idades, vivendo em qualquer região, podem contrair dirofilariose, mas a doença é mais prevalente em felinos que vivem em áreas densamente povoadas por mosquitos. Os gatos que vivem ao ar livre correm maior risco devido ao aumento da exposição aos mosquitos. No entanto, os gatos que vivem em casa também são suscetíveis a picadas de mosquito, por isso é aconselhável discutir a prevenção com seu Médico Veterinário. A infecção por dirofilariose pode ser especialmente fatal para gatinhos e gatos mais velhos.

Prevenção de dirofilariose em gatos

Existem vários medicamentos aprovados disponíveis que previnem de forma confiável a infecção por dirofilariose felina. Verifique com seu Médico Veterinário e lembre-se, é recomendado que os gatos sejam testados para infecção por dirofilariose com exames de sangue antes de receber qualquer tipo de medicamento preventivo.

Também é uma boa ideia limitar a exposição do seu gato a áreas infestadas de mosquitos e trazê-lo para exames preventivos durante as visitas ao Médico Veterinário.

Exames regulares são essenciais para detectar infecções precoces e podem dar ao seu gato uma boa chance de recuperação.

One thought on “Dirofilariose em Gatos: o Verme do Coração