Diabetes em Gatos

O diabetes em gatos é uma doença complexa causada pela falta do hormônio insulina ou por uma resposta inadequada à insulina. Depois que um gato come, seu sistema digestivo divide a comida em vários componentes, incluindo glicose – que é carregada para dentro de suas células pela insulina. Quando um gato não produz insulina ou não pode utilizá-la normalmente, seus níveis de açúcar no sangue aumentam. O resultado é a hiperglicemia, que, se não tratada, pode causar muitos problemas de saúde complicados para um gato.

É importante entender que o diabetes, uma das doenças comuns em gatos, é considerado um distúrbio controlável – e muitos gatos diabéticos podem levar uma vida feliz e saudável.

Classificação da diabetes

O diabetes pode ser classificado como:

• Tipo I (falta de produção de insulina)
  • Tipo II (produção de insulina prejudicada juntamente com uma resposta inadequada ao hormônio).

Gatos com diabetes tipo II podem progredir para diabetes tipo I. Na verdade, no momento em que a maioria dos gatos é diagnosticada com diabetes, eles são identificados como tendo o distúrbio do tipo I. Esses gatos precisam de terapia com insulina para sobreviver. Gatos com doença do tipo II podem responder a outras formas de terapia.

Sintomas de diabetes em gatos

A seguir estão os sinais de que seu gato pode ser diabético:

• Mudança no apetite (aumentado ou diminuído)
  • Perda de peso
  • Sede excessiva / aumento no consumo de água
  • Aumento da urina
  • Urinar em áreas diferentes da caixa de areia
  • Hálito com cheiro incomum
  • Letargia
  • Desidratação
  • Casaco de cabelo despenteado
  • Infecção do trato urinário

Causas da diabetes em gatos

A causa exata do diabetes é desconhecida. Genética, doenças pancreáticas, certos medicamentos e depósitos anormais de proteínas no pâncreas podem desempenhar um papel na causa desse distúrbio.

Os fatores mais importantes no desenvolvimento do diabetes parecem ser obesidade, sexo (os gatos machos são mais afetados do que as fêmeas) e idade.

Prevenção de diabetes

Uma dieta adequada e exercícios regulares podem ajudar muito a evitar o desenvolvimento de diabetes felina. Além de outros efeitos negativos, a obesidade é conhecida por contribuir para a resistência à insulina.

One thought on “Diabetes em Gatos