Dermatofitose em Gatos é Causada Por Fungos

A dermatofitose em gatos pode ser causada por diversos fungos, podendo infectar a pele, o pelo e as unhas. Comum em gatos, essa doença altamente contagiosa pode levar a áreas irregulares e circulares de queda de pelo com anéis vermelhos no centro. A dermatofitose costuma se espalhar para outros animais de estimação na casa, e também para humanos.

Sintomas de dermatofitose em gatos

Os sintomas clássicos de dermatofitose em gatos incluem:

• Lesões de pele que geralmente aparecem na cabeça, orelhas e membros anteriores.
  • A dermatofitose pode causar manchas carecas escamosas que às vezes parecem vermelhas no centro.
  • Em casos leves, pode haver áreas localizadas de vermelhidão ou simplesmente caspa, enquanto infecções mais graves podem se espalhar por todo o corpo do gato.
  • Também é possível que um animal de estimação carregue esporos de dermatofitose e não mostre nenhum sintoma.

Transmissão de dermatofitose em gatos

Um gato pode contrair a dermatofitose diretamente através do contato com um animal infectado – ou indiretamente através do contato com roupas de cama, pratos e outros materiais que foram contaminados com células da pele ou pelos de animais infectados. Os esporos da dermatofitose são notoriamente resistentes e podem sobreviver no meio ambiente por mais de um ano!

Qualquer gato pode desenvolver dermatofitose, mas gatinhos com menos de um ano de idade e gatos geriátricos são os mais propensos a infecções.

Gatos de pelo comprido e aqueles que são imunocomprometidos também são mais suscetíveis.

A dermatofitose pode se espalhar rapidamente em abrigos ou outros ambientes lotados.

Condições quentes e úmidas tendem a promover infecções por fungos.

One thought on “Dermatofitose em Gatos é Causada Por Fungos