Câncer em Gatos

O câncer é uma das doenças comuns em gatos. É uma classe de doenças em que as células crescem descontroladamente, invadem o tecido circundante e podem se espalhar para outras áreas do corpo. Tal como acontece com as pessoas, os gatos podem ter vários tipos de câncer. A doença pode ser localizada (confinada a uma área, como um tumor) ou generalizada (espalhada por todo o corpo).

Causas do câncer

O câncer é uma doença “multifatorial”, o que significa que não tem uma causa única conhecida. No entanto, sabemos que fatores hereditários e ambientais podem levar ao desenvolvimento de câncer em gatos.

Gatos mais propensos ao câncer

Embora o câncer possa ser diagnosticado em gatos de todas as idades e raças, é muito mais comum em gatos mais velhos.

Certas raças são propensas a cânceres específicos, mas os gatos com orelhas e cabeças brancas são particularmente suscetíveis ao câncer de pele .

Pergunte ao seu Médico Veterinário se o seu gato se enquadra em categorias específicas de risco.

Prevenção do câncer

Manter seu gato dentro de casa irá protegê-lo de certos tipos de câncer de pele causados ​​por repetidas exposições ao sol e queimaduras solares.

O câncer de mama é comum em gatas, mas pode ser evitado esterilizando sua gatinha antes do primeiro ciclo de cio.

One thought on “Câncer em Gatos