BronchiGuard, Vacina contra Tosse dos Canis

BronchiGuard ® é uma vacina contra Tosse dos Canis (Bordetella bronchiseptica) indicada para de cães sadios a partir de 8 semanas de idade, como um auxiliar na prevenção da Traqueobronquite Infecciosa dos cães (“Tosse dos Canis”) causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica. O produto é composto de extrato antigênico inativado da bactéria Bordetella bronchiseptica. Não possui adjuvante.

Descrição da Doença

Apesar de não ser um fator individual, a Bordetella bronchiseptica é o agente etiológico primário no complexo “tosse dos canis”. Este patógeno predispõe cães à influência de outros agentes respiratórios e freqüentemente, há ocorrência simultânea entre eles. Fatores ambientais tais como frio, disposição do canil e umidade são condições freqüentes, que aumentam a suscetibilidade à doença.

O sintoma da infecção causada por Bordetella bronchiseptica é uma tosse severa e seca, que é agravada pela atividade ou excitação. O auge da tosse é acompanhado de vômito e esforço na tentativa de expelir pequena porção de muco da traquéia. A temperatura corpórea pode ser elevada, devido à invasão bacteriana secundária. Devido à alta contagiosidade, a doença pode ser transmitida rapidamente aos cães suscetíveis e provocar tosse severa. Os sintomas mais severos são notados de 2-5 dias após a infecção, mas podem continuar por períodos mais extensos. O stress devido às más condições do ambiente, pode provocar recaída.

Indicações da BronchiGuard

BronchiGuard ® é indicada para vacinação de cães sadios, a partir de 8 semanas de idade, para a prevenção da Traqueobronquite Infecciosa (“Tosse dos canis”) causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica.

Modo de Usar e Dosagem da BronchiGuard

Na vacinação inicial, cães sadios deverão receber 2 doses com intervalo de 2 a 4 semanas. A imunidade se inicia 21 dias após a administração da segunda dose.

Nas revacinações, recomenda-se a revacinação anual, com dose única. Em determinadas situações de maior risco de exposição, tais como acasalamento, exposições e outras situações, é indicado um reforço adicional ou a revacinação anual poderá ser realizada 2 a
4 semanas antes daqueles eventos.

Precauções da BronchiGuard

Este produto mostrou ser eficaz em animais sadios, contudo alguns animais podem ser incapazes de desenvolver ou manter uma adequada resposta imune após a vacinação. Isto poderá ocorrer se os animais estiverem incubando alguma doença infecciosa, estiverem mal nutridos ou parasitados, ou estressados devido ao transporte, ou condições ambientais adversas, imunocomprometidos ou se a vacina não for administrada de acordo com as indicações da bula.

O uso concomitante com substâncias antimicrobianas ou antiinflamatórias, poderá interferir com o desenvolvimento e a manutenção da resposta imune após a vacinação.

A vacinação deverá ser precedida de um minucioso exame clínico, realizado por um Médico Veterinário.

Venda obrigatória sob prescrição, aplicação e orientação do Médico Veterinário.

PRODUTO IMPORTADO

Fonte:

Zoetis Editores. BronchiGuard. Zoetis Website. Disponível em: <https://www.zoetis.com.br/especies/animais-de-companhia/gripe-canina-bronchiguard-e-bronchi-shield-iii/home.aspx> Acesso em: 05 Dezembro 2020.